Acho um absurdo que nos dias de hoje uma garota sofra preconceito por gostar de insetos. Será que o espírito aventureiro só pertence aos meninos? É claro que não! Meninas gostam de insetos, aventuras, explorar a natureza, subir em árvores.  

Adorei a história da pequena fã de insetos Sophia Spencer, oito anos, que publicou um artigo científico com ajuda do pesquisador Morgan Jackson e da Sociedade Entomológica do Canadá. O convite aconteceu depois de sua mãe mandar uma carta para o instituto contando que a garota sofria bullying dos colegas por gostar muito desses bichinhos.

A Sociedade viu a carta e a publicou em seu Twitter, o que gerou a criação da tag #BugsR4Girls (#InsetosSãoParaGarotas). Logo, a história ficou famosa e ela começou a receber mensagens de carinho e incentivo de todo o mundo. O pesquisador Morgan Jackson fez uma análise do impacto da história da menina e convidou Sophia para escrever uma parte de uma artigo científico. O texto detalha como o tweet e a tag contribuíram para a comunicação científica e a percepção pública de entomologia (estudo dos insetos).


Leia também:

Igualdade de gêneros vira disciplina escolar

Alegria também se aprenda na escola!


Na parte em que escreveu, a menina conta que adora lesmas, centopéias e caracóis, mas que seus insetos preferidos são, sem dúvida, os saltadores - e ela diz que quer ser uma entomologista quando crescer, provavelmente para estudar gafanhotos. "Fiquei feliz em ter tantas pessoas me apoiando e foi legal ver outras meninas e outros adultos estudando insetos. Acho que outras garotas que viram minha história também gostarão de estudar esses animais", relata Sophia.