Os emojis mudaram muito a maneira como a gente se comunica à distância. Eles ajudaram a superar o problema do tom da mensagem escrita (uma carinha feliz e, pronto: certeza de mensagem amigável!) e deixaram os bate-papos bem mais divertidos.
Ano após ano, os pacotes vêm trazendo novidades para representar cada vez mais pessoas. Bonequinhos com diferentes tons de pele, diversas composições de famílias… até os personagens praticando esportes são ampliados aos pouquinhos para garantir que todo mundo encontre o seu preferido por lá.
Embora ainda falte bastante para que as figurinhas representem todo mundo, iniciativas como a da agência Sistema Dez nos deixam mais perto de chegar lá.
Os inclumojis são rostinhos inspirados nas pessoas com síndrome de down: tem sorrindo, tem chorando, tem chorando de rir. É só instalar o pacote e seguir as instruções do vídeo abaixo para utilizar.
A criação faz parte de uma ação para dar visibilidade às pessoas com a síndrome, que, só no Brasil, são mais de 300 mil. O ideia foi desenvolvida para a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de Funcionários do Banco do Brasil (Apaabb) e para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Porto Alegre, RS.