Crianças e música sempre dão liga, não é? Mas melhor ainda é quando a liga não fica só nos pequenos e se estende aos marmanjos também. É o caso desses grupos musicais incríveis. Um em cada ponta do país, eles hipnotizam não só a criançada como também os pais e avós. Eu amei. Afinal, ir ao teatro com as crianças é sempre uma atração inesquecível.
Orquestra de Brinquedos (Porto Alegre/RS)
A ideia surgiu quando o músico Yanto Laitano entrou loja de instrumentos musicais e viu um jogo de sininhos coloridos com notas musicais diferentes. Plim! Deu-se conta, então, que, juntos, aqueles sininhos seriam capazes de tocar melodias em conjunto. No local, Yanto ainda se encantou por uma bateria e um piano de brinquedos, e, imaginando os dois instrumentos somados aos sinhos, vislumbrou uma orquestra e músicos "transformados" em brinquedos, com figurino de soldadinhos de chumbo. No repertório, clássicos como O Trenzinho do Caipira (Villa-Lobos), Jingle Bells, Felicidade (Lupicínio Rodrigues), Pezinho (folclore gaúcho), Marcha Soldado, o tema da Nona Sinfonia (Beethoven), Imagine (John Lennon) e outras composições conhecidas do público de todas as idades, em divertidos e criativos arranjos. O espetáculo inicia como um cortejo, com os soldadinhos marchando pelo meio do público enquanto tocam sinos musicais. Dê o play no vídeo e veja que lindo:
Bandalelê (Recife/PE)
Alegria, irreverência e um repertório musical rico para garantir que as crianças tenham as melhores memórias da infância. Esta é a missão da Bandalelê, projeto musical de Juliana Martins da Libre Promo, em Recife. Composto por vários bailarinos, o grupo traz no vocal a cantora e cordelista Mariane Biggio, que revisita obras de Dominguinhos e Vinicius de Moraes por meio de arranjos vibrantes da cultura popular e flerta ainda com frevo, baião, maracatu e forró. Diversidade cultural garantida, além de muita diversão!
Fotos Luis Krebs (Orquestra de Brinquedos) e Gabi Campello (Bandalelê)