As iniciativas que provem a acessibilidade das crianças na arte e na cultura são muito importantes. Muitas vezes os pequenos, que ainda estão em formação, precisam de mediação para poderem compreender as obras de uma exposição de arte. Pensando nisso, o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) Educativo em São Paulo oferece uma série de atividades lúdicas e inclusivas para crianças e suas famílias com o objetivo de instigar reflexões sobre a obra do artista Jean-Michel Basquiat, em exposição até 7 de abril.
Além das crianças, o programa também contempla pessoas com deficiência física ou cognitiva, como síndrome de Down e autismo. A proposta é dar a mesma oportunidade de absorver o conteúdo para todos os públicos. Para isso, foi criado um roteiro especial que inclui jogos e atividades lúdicas que facilitam o entendimento da linguagem e das mensagens expressas pelo artista.
Saiba mais sobre o que você encontrará na exposição:
Espaço Sensorial – Com a proposta de contextualizar o período histórico-cultural e o cenário no qual Basquiat se desenvolveu como artista, foi concebido um ambiente interativo e acessível a todos, que permite experiências com percepções sonoras, táteis e visuais. O cenário traz referências estéticas da arte urbana muito presente na cidade de Nova York nas décadas de 1970 e 1980.
O espaço conta, ainda, com uma inédita batalha de poesia falada e performática, conhecida como Slam, em línguas de sinais. A batalha, disponível em audiovisual, dialoga com o estilo hip-hop, referência artística e musical fortemente presente nas obras de Basquiat. De quarta a segunda das 9h às 21h. Classificação indicativa: livre.
Pequenas Mãos- Dedicada especialmente ao público de 3 a 6 anos e suas famílias, a atividade retrata a infância do artista e propõe a construção coletiva de um grande boneco, figura sempre presente nas obras do artista. Sábados e domingos, às 15h. Classificação indicativa: livre.
Contação de Histórias - O Programa Educativo selecionou histórias que trazem a inovação artística como temas próprios do processo de produção e técnicas, como a colagem a intervenção artística urbana, além de questões de afro-latinidade e da poesia. Sábados, domingos e feriados às 11h e 16h. As senhas serão distribuídas 30 minutos antes.Classificação indicativa: a partir de 7anos.
Marcas Urbanas – Nesta atividade prática de intervenção e experimentação gráfica, os visitantes são convidados a expressarem suas marcas ou mensagens em painéis que fazem alusão à cidade de Nova York e painéis transparentes que interagem com a arquitetura do CCBB, por meio de técnicas recorrentes da arte urbana, como stencil e o sticker. Segundas, quartas e quintas-feiras, às 11h e 17h. Sábados e domingos, às 10h e 17h. Classificação indicativa: livre.
Música Encena – Por meio da linguagem teatral e da música, são apresentadas pequenas esquetes que contextualizam, de forma lúdica, a vida e obra do artista, trazendo à tona algumas de suas referências como seus antepassados afro-caribenhos, o interesse pela anatomia, sua intelectualidade e a cultura das ruas de Nova York das décadas de 1970 e 1980. Quartas, quintas, sextas-feiras e sábados e domingos às 13h30. Classificação indicativa: livre.
Visitas mediadas abertas - Para o público em geral, as visitas ocorrem de segunda a sexta-feira (exceto terças) às 11h, 17h e 18h30. Aos sábados e domingos, às 12h e às 18h30. Classificação indicativa: livre.
*Os horários estão sujeitos a alterações. Informações:(11) 3113-3649.
SERVIÇO
Exposição “Jean-Michel Basquiat – Obras da Coleção Mugrabi”
Data: Até 7 de abril
Hora: Quarta a segunda, das 9h às 21 horas
Ingresso: Entrada franca
Local: CCBB São Paulo (Rua Álvares Penteado, 112, Centro)
Fotos: Karen Montija