O curta de animação A Cloudy Lesson, produzido pelo Ringling College of Art + Design, aborda como, enquanto pais, professores e educadores, muitas vezes, somos sucumbidos pelo desejo de controlar a criança. Na história, que se passa num cenário de sonho e fantasia, um avô fazedor de nuvens tenta ensinar o ofício ao neto. Depois de muitas tentativas frustradas de transmitir o que sabe, os dois aprendem que, às vezes, grandes aprendizados vêm de acidentes felizes.

Com uma linguagem rica em simbologias e metáforas sutis sobre a transmissão de conhecimento, o curta explora a relação entre adulto e criança do ponto de vista da experiência, em que importa mais compartilhar interrogações do que impor verdades únicas. O filme me encantou muito, a maneira de contar dos adultos, muito simples, e o tamanho do prazer que dá aprender com as crianças. 

Podendo ser apresentado na sala de aula ou em casa com os pequenos, o filme se transforma em uma verdadeira lição sobre a educação, as relações humanas e a própria concepção social e historicamente construída de conhecimento. Assista!