Já ouviu falar na Marie Kondo? A japonesa que criou um método revolucionário para organizar qualquer casa e transformou seu livro sobre a técnica em um best-seller mundial agora é a estrela de um reality show americano. Cada episódio de Ordem na Casa com Marie Kondo, da Netflix, conta a história de uma família, e a gente garante que o programa não é só sobre bagunça.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

Quem viu os armários abarrotarem, as caixas transbordarem e os brinquedos tomarem conta da casa com a chegada dos filhos certamente aprenderá algo com o primeiro episódio da série, chamado A Ordem Traz Felicidade. Um jovem casal com dois filhos pequenos, armário do quarto de brincar transformado em guarda-roupas e muitas brigas por causa da lavanderia compõem o primeiro desafio de Marie.

Uma das primeiras perguntas que ela faz é se as crianças ajudam na organização da casa. A resposta? Não. E a solução? O exemplo. A família passa por dias de revolução seguindo as dicas e o processo dividido em cinco lições indicado pela especialista em arrumação - e as crianças participam de tudo desde o início.

A base do método KonMari é apenas guardar o que traz felicidade. Sim, a ideia é bem ampla e pode parecer pouco eficiente na hora de colocar ordem em uma casa toda, mas, aos poucos, é possível ver como a técnica faz sentido. O olhar com atenção para cada objeto e a reflexão sobre o valor que as coisas têm na rotina da família ajuda a separar o joio do trigo: o que vai para doação e o que fica nos armários.

Impossível não se inspirar pelo menos um pouquinho ao ver a dinâmica da família mudar para melhor durante o episódio. Tem tanta gente entrando na onda da série que andam pipocando por aí grupos de WhatsApp e Facebook para encontrar destino para as doações. E aí, também animou? Clique aqui para assistir.