Eu achei muito interessante a ideia do livro O Fantástico Universo do Ser Humano, escrito para os pais entenderem a importância na construção dos valores da criança - desde o nascimento. Isso mesmo, há atitudes que podemos ter que desde o início influenciam nas crianças do futuro.

No livro, o psicanalista Carlos Holthausen aborda, entre outros temas, o papel primeiro da mãe na construção do indivíduo e como, para o bem ou para o mal, pode ter efeitos na vida dele e da sociedade.

Pais e mães podem buscar na obra o entendimento de como o exemplo (atitude), que é comunicado silenciosamente, atinge mais a constituição das crianças e dos jovens do que palavras pelas quais tentamos transmitir valores. Usualmente, sabemos que é assim que funciona, mas, no dia a dia, acabamos esquecendo que nossos atos têm impacto muito mais profundo nos pequenos do que o que dizemos. 

O livro obra baseia-se na ideia de que o recém-nascido grava as emoções que a mãe lhe repassa para, mais tarde, dispor das palavras que podem representá-las. Escrito para pessoas que gostam de ciência e têm necessidade de compreender sua própria vida, O Fantástico Universo do Ser Humano mostra a lacuna entre a energia do corpo e o pensamento através de teorias científicas. Uma abordagem para além das teorias mais simplistas.