Faltam exatos 22 dias para o Natal e início de dezembro é marcado pela decoração. Esse ano, a festa será diferente, por causa da pandemia da Covid-19. Apesar ser um ano atípico, passar esse tempo em família, mesmo que com menos gente, ainda é mágico. E para ajudar com a decoração, que tal fazer uns enfeites manuais com a ajuda das crianças?
Artesanato é um bom jeito de manter as crianças ocupadas durante o isolamento social e uma maneira de desenvolver a criatividade dos pequenos. Separamos algumas ideias de enfeites que podem ser feitos pela família toda e que não custam muito.
1. Usar tampinha de refrigerante, pode ser a de plástico ou a de alumínio de garrafas de vidro e transformar elas em um boneco de neve. O primeiro passo é separar e lavar as tampas, pinte elas de branco e quando a tinta tiver secado, cole elas em uma fita. Quando todas estiverem bem firmes, use canetas para desenhar o rosto e acessórios dos bonecos.
2. Ainda pensando em bonecos de neve, outra possibilidade é utilizar bolinhas de isopor. Com o auxilio de uma cola quente, cole duas bolinhas de tamanhos diferentes (a maior vai embaixo e a menor em cima) e decore como quiser. Colar fitas entre a bola do meio e a final dá um charme especial.
3. Árvore de feltro. Para fazer o enfeite, corte o tecido verde em um triângulo, faça um retângulo de feltro marrom e cole - ou costure - na parte de baixo e deixe a imaginação fluir. Pode usar botão, fitas e até mesmo lantejoula. Amarrar uma fita para depois pendurar o enfeite é uma boa ideia.
4. Árvore de palito de sorvete. Você vai precisar de palitos de sorvete, tintas verde e marrom, uma fita ou barbante e objetos para decorar. O primeiro passo é fazer um triângulo com esses palitos, para isso é necessário cortar as pontas de alguns deles. Cole o triângulo em um outro palito (ele precisa estar na vertical) e pinte. Depois que a tinta estiver seca, é só colar o que quiser.
5. Bengala de feltro. Assim como a árvore, você vai precisar de feltro de duas cores, branco e vermelho. Corte o tecido branco no formato da bengala e corte tiras do tecido vermelho. Desenhe algumas linhas para separar as duas cores e cole - ou costure - as tiras vermelhas na bengala. Se preferir, cole uma fita para pendurar o enfeite.
Essas foram algumas dicas para que a família toda participe do processo de decorar a casa para o Natal e que todos possam contribuir com ideias de enfeites. Além de ser lindo, ajuda a desenvolver a coordenação motora das crianças e incentivam a criatividade. Mas lembre-se: sempre corte, costure ou use a cola quente para que as crianças não se machuquem.
Escrito por Isabel Martins, filha de Heloisa e José Augusto
Leia mais:
Ônibus iluminado garante um passeio diferente de Natal (SP)
Geleca caseira pode fazer mal à saúde, mas há receitas seguras (e nós descobrimos quais são!)
Dica de aplicativo: gibis da Turma da Mônica na palma da sua mão!