Cada um sabe a dor e a delícia de ser quem é, isso é bem verdade. E dizer que cada mãe carrega em si as dores e as delícias dos filhos também é de uma precisão inegável.
Ser mãe é um espetáculo tão individual que às vezes fica difícil comparar. No entanto, há alguns benefícios que podem ser mais comuns do que se imagina - e eles vão muito além das alegrias que só esse amor incondicional é capaz de dar.
Dá só uma olhada nesses estudos que encontraram grandes indícios de que ser mãe pode fazer muito bem à sua saúde de maneiras que você nem imaginava.
Ter um filho melhora a sua memória
Não, você não foi a primeira nem a única a achar que a gravidez estava deixando o seu raciocínio mais lento. Estudos apontam que o cérebro efetivamente diminui - até 6% - durante a gravidez, mas volta ao tamanho normal nos seis meses que sucedem o parto.
E é nesse movimento de expansão que o cérebro aprende coisas novas e é capaz de mapear o mundo de maneiras um pouco diferentes, condicionadas à nova condição de mãe.
A maior facilidade em perceber - e lembrar - o que está acontecendo ao redor foi a alteração medida por cientistas da Carlos Albizu University, de Miami. Eles descobriram que mulheres com filhos têm melhor memória visuoespacial.
A hipótese é a de que esse tipo de memória é desenvolvido para detectar com mais rapidez os perigos que podem rodear os filhos.
Mamães têm menos chance de desenvolver câncer de ovários e de mama
A Universidade de Oxford conduziu um estudo que indica que a chance de desenvolver câncer nos ovários diminui a cada filho.
Os nove meses de descanso, sem ovulação, seriam benéficos para o sistema reprodutor feminino. Além disso, o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos considera válidos diversos estudos que conectam a amamentação com menores índices de câncer de mama.
Mulheres com filhos têm menos chance de desenvolver diabetes
Um estudo publicado em janeiro deste ano encontrou evidências de que o período de amamentação contribui para um menor risco de desenvolvimento de diabetes nas mamães que já foram lactantes.
E não foi qualquer pesquisa, não: foram 30 anos acompanhando mulheres para chegar a esta conclusão.
Mães são mais produtivas no ambiente de trabalho
Este estudo avaliou o desempenho de mulheres com e sem filhos ao longo de 30 anos de carreira e descobriu que mulheres com filhos tem índices de rendimento melhores no escritório.
A pesquisa também aponta que as campeãs de produtividade são as mães de dois filhos.