Poucas coisas podem ser tão gostosas como passar tempo com as crianças, fazendo atividades que fortalecem a ligação entre mãe e filho.
Uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é reservar algumas horas, seja no fim de semana ou depois do trabalho, apenas para vocês dois (ou três ou quatro!).
Desde fazer um bolo até plantar uma flor, há dezenas de pequenas coisas que a gente pode fazer para se divertir com os pequenos. Esqueça o celular e os compromissos e mergulhe nessas atividades simples com alegria e entusiasmo.
Nós garantimos que elas vão te encher de amor, surpresas, risadas e disposição!
1. Faça um bolo ou biscoitos como uma profissional! Não tem experiência? Tente um desses kits fáceis, que já vêm com forminhas e receitas, que fazem você parecer uma chef de cozinha mesmo sem ter prática. As crianças adoram ajudar e mexer com os ingredientes.
2. Leve seu filho para uma corrida. Dependendo da idade dele, você pode tentar 500 metros, 1 quilômetro ou mais. Treine com as crianças e mostre a elas o que as mulheres são capazes de fazer!
3. Leia com eles. Especialmente livros que mostram fortes modelos femininos. Quer ter sempre uma biblioteca atualizada e com obras recomendadas? Experimente o Leiturinha, um clube de assinaturas que entrega livros na porta da sua casa (https://www.primistili.com.br/livros-selecionados-para-os-pequenos-leitores).
4. Faça experimentos científicos. Porque ninguém sabe como inventar algo tão bem como a dupla mãe e filho!
5. Faça um pequena viagem. Só vocês dois. Pode ser até uma cidade vizinha ou um fim de semana na praia ou na Serra. Filhos maiores? Experimente a conexão incrível que surge entre vocês ao passar mais dias longe de casa, explorando um lugar novo. A gente te dá algumas sugestões:
Pirenópolis (Goiás), uma cidade histórica
Museu do Amanhã (Rio de Janeiro)
6. Vá a uma peça de teatro ou a um concerto. Compartilhar essa experiência cultural com seu filho estimula os sentidos e a imaginação e o ajudará a apreciar as artes.
7. Plante algo. Não há nada como cavar a terra e ver os frutos do seu trabalho crescerem ao sol.
8. Pinte, desenhe, faça bonequinhos de argila. Quem sabe se inscrever para fazerem uma aula juntos?
9. Dedique algumas horas a recorrer álbuns de família, com fotos antigas. É uma oportunidade de conversar sobre sua história familiar. Para seguir em frente, é importante saber de onde a gente veio – e ainda se divertir com casos e acontecimentos dos seus pais, tios, avós e bisavós.
10. Juntos, separem roupas e brinquedos que não são mais usados (ou que estão apenas “sobrando”) para doar para creches ou instituições de caridade. Essa é uma ótima maneira de construir compaixão e empatia nos filhos.